Smartphone

Transforme seu celular em uma poderosa ferramenta que auxilia vocé em uma situação de emergência

Com os APPS,GPS, WhatsApp e outros os mesmos tem recursos para te auxiliar em uma situação

de emergência.

Comunicar um local exato quando você está perdido ou ferido pode ser um desafio. Mas com a mais recente tecnologia de smartphone, os usuários podem contar com mapas e outras informações de satélite de posicionamento global (GPS) para ajudar a identificar uma localização.

Os recursos de GPS também podem permitir que outras pessoas encontrem você, desde que o telefone esteja ligado e tenha sinal. O uso de coordenadas de GPS para georreferenciar com fotos ou vídeos em seu telefone antes de enviar para sites de mídia social como Twitter e Facebook ou armazenamento remoto em “nuvem” também pode ajudar as partes de busca a localizar sua vizinhança geral, caso você não consiga se comunicar.

Você também pode documentar uma situação perigosa e enviar mensagens para seus entes queridos, mesmo se o telefone for danificado após a conclusão do upload.


dicas para transformar seu smartphone em uma poderosa ferramenta de sobrevivência

Os smartphones de hoje são equipados com vários sinos e apitos para manter os usuários entretidos por horas a fio. Mesmo em ambientes externos, é difícil escapar dos telefones celulares ou dos benefícios que eles podem oferecer, especialmente em situações de emergência. “O uso mais eficaz de um smartphone geralmente depende da intensidade do sinal”, diz Luiz Carlos, fundador, do Gestão de Emergência .“Se você tiver acesso, peça ajuda! Mas quando os sinais são fracos, ainda pode ser possível enviar uma mensagem para um amigo ou ente querido que pode alertar as autoridades competentes. ”



Com uma variedade de tecnologias integradas e aplicativos para download que podem ser usados ​​independentemente da conectividade, os usuários podem enfrentar com sucesso situações perigosas. Considere esses usos frequentemente imprevistos de seu smartphone.






Primeiros socorros

Primeiros socorros básicos: saiba o que fazer em diferentes casos

Primeira atitutde ligar para 192



Primeiros socorros pode ajudar a garantir a sobrevivência. Existem vários manuais de primeiros socorros para usuários de smartphones, desde guias de cuidados de lesões a coleções de histórico médico.


Cheque o ambiente

É de extrema importância que você avalie o ambiente antes de prestar o socorro. Existe fogo? Fios elétricos soltos? A vítima está em um rio de correnteza forte? Fumaça tóxica? Gases inflamatórios? Em qualquer ambiente em que você precise se pôr em risco para prestar o socorro, não é aconselhável fazê-lo. De nada adianta tentar ajudar a vítima se você vai acabar se tornando uma. Em casos assim, não perca tempo tentando vencer as barreiras, chame imediatamente pelo serviço de emergência. Os profissionais são treinados para esses tipos de situação e têm um olhar muito mais preciso de como ajudar sem se pôr em risco.

O ambiente também vai fornecer um indicativo do que pode ter causado o acidente, caso você encontre a vítima e não saiba o que aconteceu com ela.



Cuide da vítima

Após ter certeza de que a situação não irá piorar por causa de fatores externos e de que a ajuda profissional está a caminho, é hora de garantir que a vítima consiga esperar com vida. Este cuidado não é apenas físico, mas também emocional. Manter a vítima calma e focada é de extrema importância. Por isso, se perceber que a pessoa está consciente e acordada, converse com ela, faça com que ela perceba que você está ali por ela e que a ajuda está a caminho. Por isso, é muito importante que você também mantenha a calma. Não grite, permita espaço para circulação do ar e fique de olho nos sinais vitais da vítima.

Listaremos abaixo alguns casos e o que pode ser feito enquanto a ajuda não chega. Confira:



Parada cardíaca

Os primeiros socorros em caso de parada cardíaca são essenciais para manter a vítima viva enquanto a ajuda médica não chega.chamar a ambulância (192)

link manual

link do video



Primeiros Socorros - Envenenamento químico ou contato com animais peçonhentos

Venenos são substâncias que em contato com o organismo, afetam sua função e colocam a vida em risco.

link manual


acidentes domésticos os primeiros socorros

Intoxicação ou envenenamento

  • A primeira medida que se deve tomar é chamar uma ambulância no número 192, visto que na maioria das vezes, somente ajuda médica pode evitar que o pior venha a acontecer;

  • Mantenha sempre em casa, pastilhas de carvão ativado, aquele que muitas pessoas usam para clarear os dentes (algo que já se provou ser mentira). Esse produto é vendido em farmácias e, em caso de intoxicação ou envenenamento, pode ser ingerido em uma quantidade de 100g para adultos e 25g para crianças. O carvão vai impedir que o estômago absorva o que está intoxicando ou envenenando a pessoa.

  • Principalmente, se o indivíduo estiver inconsciente, coloque-o de lado, assim, evitará que se afogue, caso precise vomitar;

  • Se a intoxicação ou envenenamento atingiu a pele ou os olhos, lave com água corrente por vários minutos. Ocorrendo na pele, pode usar sabão neutro para ajudar na limpeza, pois isso auxiliará muito na recuperação;

  • Pesquise sobre o produto que causou esse acidente doméstico, porque a informação poderá salvar uma vida.

  • link Ministério publica guia de prevenção a acidentes domésticos e primeiros socorros












Enciclopédia de plantas comestíveis


Ao enfrentar um encontro de sobrevivência, garantir abrigo e localizar água são as principais prioridades. Mas os pensamentos de muitos aventureiros rapidamente se voltam para a comida. Uma enciclopédia de plantas comestíveis pode ajudar a garantir que você evite a fome enquanto navega em direção à segurança.

Um aplicativo popular é o Wild Edibles, do coletor Steve Brill. O aplicativo está disponível em uma versão “lite” gratuita com funcionalidade limitada e uma versão paga que fornece aos usuários informações sobre como identificar, colher e usar 165 das melhores plantas silvestres comestíveis e medicinais da América do Norte, bem como detalhes sobre a aparência. parecidos.



Utilizando peças do telefone quebrado em uma situaçao

de emergência.


Não descarte um telefone quebrado

Até mesmo um smartphone quebrado pode ser usado no deserto. Embora desmontar completamente o telefone possa doer, várias peças podem fornecer as ferramentas de que você precisa para sobreviver ou até mesmo facilitar um resgate.

A maioria dos telefones tem partes reflexivas que podem ser usadas para sinalizar por ajuda, assim como os espelhos. Em caso de aperto, a placa de circuito pode servir como uma ponta de lança.

Apenas quebre ou afie a placa em uma ponta e amarre-a em uma vara. As mesmas pontas afiadas podem ser usadas para cortar cordas, alimentos forrageados e outros itens.

A função de bússola em um telefone danificado não ajuda muito. Em vez disso, localize o ímã em seus alto-falantes e use-o para magnetizar um pedaço de fio. Ao flutuar na água, o fio magnetizado agirá como uma bússola e ajudará você a navegar em ambientes externos.

Uma bateria de smartphone pode servir como um equipamento crítico para iniciar incêndios. “Qualquer bateria com uma carga superior a três volts - que é praticamente qualquer bateria de célula - pode ser usada para iniciar um incêndio”, diz Tim acWelch. “Basta tocar as pontas positiva e negativa dos fios ou lã de aço seca para criar uma faísca”. Porém, tenha cuidado, pois a faísca acontece rapidamente e precisa de um pavio por perto para pegar fogo.


Galeria de aplicativos de emergência.