Kit de ferramentas de preparação da comunidade

Visão Geral do Kit de Ferramentas

Rota de emergencia fornece instruções passo a passo, para tornar sua comunidade mais segura, mais resiliente e melhor preparada. O treinamento pode ser usado para desenvolver uma abordagem comunitária de preparo, como a estratégia de base da Gestão De Emergência E Defesa Civil para reunir líderes governamentais e comunitários para envolver os cidadãos na preparação para emergências e resiliência em todos os perigos. pede que você adote a responsabilidade pessoal de estar preparado; obter treinamento em primeiros socorros e habilidades de emergência; e se voluntariar para apoiar equipes de emergência locais, assistência em casos de desastre e segurança comunitária.

Preparação para a comunidade: os fatos

Pesquisas sobre preparação mostram que as pessoas que se consideram "preparadas" para desastres geralmente não são tão preparadas quanto pensam. Quarenta por cento dos entrevistados não tinham planos para a família, 80% não realizavam exercícios de evacuação em residências e quase 60% não conheciam as rotas de evacuação da comunidade.

Quase 20% dos participantes da pesquisa relataram ter uma deficiência que afetaria sua capacidade de responder a uma situação de emergência, mas chocantemente apenas um em cada quatro deles havia feito arranjos específicos para sua deficiência para ajudá-los a responder com segurança em caso de emergência.

Os gerentes de emergência de nossa nação, bombeiros, policiais, e paramédicos e outros atendentes de emergências fazem um trabalho incrível para nos manter seguros, mas não podem fazê-lo sozinhos. Todos devemos abraçar nossa responsabilidade individual de estarmos preparados - ao fazer isso, contribuímos também para a segurança da nação.

Tornar-se mais preparado em caso de emergência é mais fácil do que você imagina. Seja sua casa, sua vizinhança, seu local de trabalho ou sua escola, você pode seguir algumas etapas simples para preparar sua comunidade. Este kit de ferramentas fornece os conceitos básicos para começar.

Começando

Embora não haja dois projetos iguais, os projetos bem-sucedidos compartilharão algumas práticas comuns. Incentivamos você a incorporar os seguintes elementos em seu projeto de serviço:

  • Crie uma equipe com seus amigos e vizinhos para compartilhar o esforço;

  • Defina metas baseadas em resultados e acompanhe seu progresso para essas metas;

  • Celebre seus sucessos juntos.

O desafio: muitas organizações comunitárias não têm capacidade suficiente para gerenciar um grande número de voluntários, portanto, elas precisam que você se organize em coordenação com elas. Este kit de ferramentas foi desenvolvido para ajudá-lo a organizar um grupo e ser uma adição positiva a uma organização baseada na comunidade ou, se essa organização não existir, para ser um grupo bem organizado, de gerência independente, que preenche uma lacuna na organização. comunidade.

A seguir, é apresentado um guia passo a passo para iniciar e executar atividades de serviço.

PASSO UM: Identifique Parceiros Locais

Confira as organizações que já estão fazendo um bom trabalho. Muitos grupos de serviços existentes identificaram as necessidades da comunidade e desenvolveram o conhecimento necessário para fornecer soluções. Algumas chamadas telefônicas ou a varredura de alguns sites podem produzir todas as informações que você precisa saber sobre suas opções.

  • Encontre os Conselhos da sua região , (Vigilância do Bairro), Equipes Comunitárias de Resposta a Emergências (ECRE), unidades de Voluntários em Serviços, Policiais e pergunte o que você pode fazer para preparar e treine você e sua comunidade para desastres.

  • Você também pode entrar em contato com o corpo de bombeiros local, departamento de polícia, paramédicos ou agência de gerenciamento de emergências para discutir maneiras de preparar sua comunidade e melhorar sua capacidade de responder e se recuperar de desastres.

  • Entre em contato com, organizações voluntárias nacionais ativas para obter oportunidades locais de preparação para desastres e serviços de resposta. Certifique-se de pedir à organização os itens que possam precisar.

  • Depois de identificar as organizações comunitárias apropriadas, pesquise no site ou ligue para ver como você pode ajudar ou como se preparar melhor e a sua comunidade.

Recursos

  • Exemplo de script telefônico (PDF)

PASSO DOIS: Crie uma equipe

Reuniões do Conselho do Corpo de Cidadãos

As reuniões comunitárias são uma tática valiosa para recrutar voluntários e formar uma equipe. As reuniões permitem que os membros da comunidade compartilhem suas preocupações e se unam para trabalhar pelo progresso. Dentro da sala, você já possui todas as ferramentas necessárias para realizar alterações em nível local. Todo participante pode contribuir com tempo, recursos ou habilidades de liderança.

Sua reunião do conselho o ajudará a identificar sua equipe de liderança. As pessoas comprometidas o suficiente para comparecer à reunião do conselho devem ser consideradas líderes em potencial das iniciativas implementadas em suas comunidades.

Como anfitrião da reunião do conselho, convide pessoas da sua rede social para participar de uma discussão sobre sua comunidade, necessidades prementes e possíveis soluções. As reuniões do Conselho geralmente envolvem pessoas novas no serviço e não são claras sobre os próximos passos. Servir com o apoio de uma equipe aumentará a facilidade e o conforto de muitos novos voluntários.

Construir a comunidade por meio de reuniões do conselho é um passo crítico para melhorar a preparação individual e comunitária.

Noções básicas sobre reuniões

Metas

  • Escolha e planeje um projeto de serviço.

  • Defina metas mensuráveis ​​de grupo e pessoais para o seu projeto.

  • Identifique participantes para serem líderes.

  • Planeje a próxima reunião da equipe de liderança e identifique as próximas etapas para cada líder.

  • Obtenha compromissos de todos os participantes de voluntariado regularmente nos dias e semanas que antecederam o seu projeto de serviço.

Deveres do Anfitrião

  • Para ter 20 pessoas presentes, você precisará convidar 50 . uma lista de 50 pessoas para convidar. Inclua seus amigos, familiares, membros do seu grupo religioso, colegas, participantes do clube do livro, etc.

  • Faça chamadas para as 50 pessoas da sua lista para convidá-las para sua reunião em casa. Lembre-se de que as ligações telefônicas são muito mais eficazes que um e-mail em massa.

  • Poste sua reunião em redes sociais convide os moradores locais interessados ​​em se voluntariar para participar.

  • Navegue em nosso site para ver quais necessidades da sua comunidade não estão sendo atendidas e com quais organizações você pode se associar. Tome algumas medidas preliminares para identificar os parceiros locais que já trabalham na comunidade.

  • Prepare os materiais necessários.

  • Esteja preparado para dar uma breve explicação de por que você se envolveu / o que o inspirou a servir.

  • Considere como você mais deseja servir sua comunidade.

  • Agradeça aos participantes e tenha o compromisso de servir.

  • Organize uma reunião de liderança voluntária de acompanhamento com sua nova equipe para dar os próximos passos.

Estabeleça Metas

Os indivíduos devem assumir seriamente a responsabilidade de estarem preparados para sobreviver por três dias sozinhos, para criar planos de evacuação e abrigo para si e suas famílias, e para evitar danos quando necessário. Os cidadãos devem estar engajados e educados sobre o que devem esperar de seu governo durante emergências, bem como o que o governo espera deles na forma de preparação antecipada e ação responsável. A segurança comunitária e a preparação pessoal são vitais para a preparação geral no Brasil e sua capacidade de resistir e se recuperar de desastres naturais, emergências provocadas pelo homem, crises econômicas.Pandemias,distúrbio civil , conflito humano.Crime de desordem social e ataques terroristas.

Dicas para definir metas concretas


Definir metas ajuda você a prestar contas a si mesmo e também aumenta a responsabilidade dentro de um grupo. Objetivos claros no início de um projeto também o ajudarão a determinar como seu projeto funcionará e que membros do grupo de função podem desempenhar. Depois que as metas são definidas, você pode acompanhar seu progresso, comparar seus resultados com outros membros do grupo e descobrir o que funciona melhor para que todos possam atingir (ou exceder) seus objetivos.

Defina uma meta de serviço e se responsabilize. Depois de preparar você e sua família, comprometa-se como indivíduo e como equipe para ajudar os outros:

  • Ajude pelo menos três pessoas que possam precisar de assistência adicional na preparação para emergências (incluindo frágeis, idosos, pessoas com deficiência e outras pessoas com necessidades especiais).

  • .Monte uma muchila de emergencia em casa, no trabalho, na escola ou em sua casa de culto.

  • Faça uma aula de treinamento em habilidades para salvar vidas (RCP, primeiros socorros) ou resposta a emergências.

  • Ofereça-se para ajudar seus socorristas locais.

Qualquer uma dessas atividades nos aproxima um passo de uma nação mais segura e resiliente. Defina suas metas altas para se esticar. Depois, acompanhe como você está e tenha alguém responsável por atualizar o grupo sobre como está progredindo em direção a seus objetivos. Você ficará surpreso com o quanto você pode fazer quando se comprometer, se concentrar e seguir adiante. Envolva-se nas atividades do Mês Nacional da Preparação em sua comunidade. Então mantenha seu compromisso. Vamos ver o que podemos fazer juntos!

  • Como pessoa física, comprometerei-me a preparar a mim e à minha família este ano, incluindo a criação de um plano de desastre familiar e a garantia de que haja kits de suprimentos de emergência em minha casa, meu local de trabalho e no meu carro.

  • Em equipe, montaremos ___ kits de suprimentos de emergência para terceiros.

  • Como indivíduo, conversarei com ___ amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho sobre nossa responsabilidade pessoal de estar preparado.

  • Como equipe, nos comprometemos a ___ horas voluntárias na preparação e resposta a desastres.

  • Como equipe, organizaremos ___ exercícios de desastre para evacuar e abrigar no local.

  • Como indivíduo, completarei ___ treinamento em habilidades para salvar vidas.

  • Como equipe, aprenderemos sobre as ameaças que mais provavelmente afetarão nossa comunidade.

PASSO QUATRO: Sirva a sua comunidade

  • Aprenda sobre os perigos com maior probabilidade de afetar sua comunidade e suas respostas apropriadas.

  • Aprenda sobre planos, exercícios e exercícios de resposta a emergências locais.

  • Descubra o que sua comunidade está fazendo para se preparar.

  • Organize uma reunião doméstica com sua família, vizinhos, colegas de trabalho e colegas religiosos.

  • Entre em contato com a agência local de gerenciamento de emergências, bombeiros, polícia, paramédicos ou paramédicos ou outros atendentes de emergências para enviar um especialista para falar no seu evento.

  • Crie um evento que promova segurança e preparação e conscientize.

  • Patrocine um fórum, como uma reunião da prefeitura que incentive pessoas de toda a comunidade a discutir a preparação e a resposta a desastres e a trocar informações e idéias.

Trata disso

  • Ajude a preparar amigos e familiares. Visite os sites de organizações e programas governamentais para saber como você pode tornar sua casa mais segura para você e sua família.

  • Voluntário com um dos parceiros

  • Ofereça-se para apoiar socorristas, grupos de socorro e organizações de segurança comunitária.

  • Trabalhe com organizações de pais e professores para discutir como você pode apoiar seus planos e exercícios de emergência.