Quando eu precisar deixar a minha casa em uma emergência?

Quando eu precisar deixar a minha casa

em uma emergência o que devo fazer?

Importante que todos saibam desligar o gás, a água e a eletricidade.

Número do telefone para pedir ajuda em situações

de catástrofe

190 Policia Militar (Proteger)

193 Corpo de Bombeiro (Salvar)

199 Defesa Civil (Articular)

192 Samu (Cuidar)

A chamada é gratuita. Informe a família,

inclusive as crianças, sobre este número.


Defina locais de reencontros seguros e partilhe-os com toda a família

Marque um local para a família se reencontrar em caso de emergência.

De preferencia marque mais de um local seguro para se encontrar com os familiares, pois em tese algum dos locais podem estar comprometido.

Nem sempre todos os membros da família estão em casa quando a catástrofe acontece. Combine entre todos, mais de um ponto de encontro fora de casa, caso seja preciso reunirem-se.

Os indivíduos devem assumir seriamente a responsabilidade de estarem preparados para sobreviver por três dias sozinhos, para criar planos de evacuação e abrigo para si e suas famílias, e para evitar danos quando necessário. Os cidadãos devem estar engajados e educados sobre o que devem esperar de seu governo durante emergências, bem como o que o governo espera deles na forma de preparação antecipada e ação responsável. A segurança comunitária e a preparação pessoal são vitais para a preparação geral no Brasil e sua capacidade de resistir e se recuperar de desastres naturais, emergências provocadas pelo homem, crises econômicas e ataques terroristas.

Faça um plano

Faça um plano hoje. Sua família pode não estar unida se ocorrer um desastre; portanto, é importante saber que tipos de desastres podem afetar sua área. Saiba como você entrará em contato e reconectará se estiver separado. Estabeleça um local de reunião familiar que seja familiar e fácil de encontrar.

Etapa 1: Elabore um plano discutindo essas 4 perguntas com sua família, amigos ou família para iniciar seu plano de emergência.

  1. Como receberei alertas e avisos de emergência ?

  2. Qual é o meu plano de abrigo ?

  3. Qual é a minha rota de evacuação ?

  4. Qual é o meu plano de comunicação familiar / familiar ?

Etapa 2: considere necessidades específicas em sua casa.

Ao preparar seu plano, adapte seus planos e suprimentos às suas necessidades e responsabilidades específicas da vida diária. Discuta suas necessidades e responsabilidades e como as pessoas da rede podem ajudar-se mutuamente com comunicação, atendimento de crianças, negócios, animais de estimação ou necessidades específicas, como a operação de equipamentos médicos duráveis. Crie sua própria rede pessoal para áreas específicas nas quais você precisa de assistência. Lembre-se de alguns desses fatores ao desenvolver seu plano:


  • Diferentes idades dos membros em sua casa

  • Responsabilidades de ajudar os outros

  • Locais frequentados

  • Necessidades alimentares

  • Necessidades médicas, incluindo prescrições e equipamentos

  • Deficiências ou necessidades funcionais e de acesso, incluindo dispositivos e equipamentos

  • Línguas faladas

  • Considerações culturais e religiosas

  • Animais de estimação ou animais de serviço

  • Famílias com crianças em idade escolar

Etapa 3: Preencher um plano de emergência da família

Faça o download e preencha um plano de emergência da família ou use-o como um guia para criar o seu próprio.

pratique seu plano com sua família / família

Abrigo

A escolha de se abrigar é necessária em muitas emergências.

Tomar um abrigo apropriado é fundamental em tempos de desastre. O abrigo é apropriado quando as condições exigem que você busque proteção em sua casa, local de trabalho ou outro local quando ocorrer um desastre. Abrigar-se fora da área de risco pode incluir ficar com amigos e parentes, procurar alojamento comercial ou ficar em uma unidade de tratamento de massa operada por grupos de ajuda humanitária.

Para se abrigar efetivamente, você deve primeiro considerar o risco e, em seguida, escolher um local em sua casa ou outro prédio que seja seguro para esse risco.

Os locais mais seguros para procurar abrigo variam de acordo com o perigo.

Pode haver situações, dependendo de suas circunstâncias e da natureza do desastre, quando é simplesmente melhor ficar onde está e evitar qualquer incerteza do lado de fora "abrigando-se no lugar".

O período de tempo que você precisa se abrigar pode ser curto, como durante um aviso de tornado, ou longo, como durante uma tempestade de inverno,alagamentos ou uma pandemia. É importante que você fique no abrigo até que as autoridades locais digam que é seguro sair. Além disso, você deve se revezar ouvindo transmissões de rádio e manter um relógio de segurança 24 horas.

Durante longos períodos de abrigo, você precisará gerenciar o abastecimento de água e alimentos para garantir que você e sua família tenham os suprimentos e quantidades necessários.

Gerenciamento de Água

Após um desastre, a água potável pode não estar disponível. Sua fonte regular de água pode ser cortada ou comprometida por contaminação. Prepare-se construindo um suprimento de água que atenda às necessidades de sua família durante uma emergência.

Determinando as necessidades de água

Armazene pelo menos um galão de água por pessoa, por dia, durante três dias, para consumo e saneamento. Uma pessoa normalmente ativa precisa de cerca de três quartos de galão de líquido por dia, de água e outras bebidas. No entanto, as necessidades individuais variam, dependendo da idade, saúde, condição física, atividade, dieta e clima.

Leve o seguinte em consideração:

  • Crianças, nutrizes e pessoas doentes podem precisar de mais água.

  • Uma emergência médica pode exigir água adicional.

Se você mora em um clima quente, mais água pode ser necessária. Em temperaturas muito quentes, as necessidades de água podem dobrar.

Beba água que você sabe que não está contaminada primeiro.

Se necessário, água suspeita, como água turva de torneiras comuns ou água de riachos ou lagoas, pode ser usada após o tratamento. Se o tratamento com água não for possível, deixe de beber água suspeita o maior tempo possível, mas não desidrate.

Não beba bebidas carbonatadas ou com cafeína em vez de beber água.

Bebidas com cafeína e álcool desidratam o corpo, o que aumenta a necessidade de água potável.

Armazenamento de água

Compre água engarrafada comercialmente e guarde-a no recipiente original lacrado, em local fresco e escuro.

Se você precisar preparar seus próprios recipientes de água, compre recipientes de armazenamento de água de qualidade alimentar. Antes de encher com água clorada, limpe bem os recipientes com sabão para lavar louça e desinfete as garrafas, limpando com uma solução de 1 colher de chá de água sanitária não-perfumada com um litro de água. A água que não foi engarrafada comercialmente deve ser substituída a cada seis meses.

Tratamento de água

Se você usou toda a água armazenada e não há outras fontes confiáveis ​​de água limpa, pode ser necessário tratar a água suspeita. Trate toda a água de qualidade incerta antes de usá-la para beber, lavar ou preparar alimentos, lavar pratos, escovar os dentes ou fazer gelo. Além de apresentar mau odor e sabor, a água contaminada pode conter microorganismos (germes) que causam doenças como disenteria, cólera, febre tifóide e hepatite.

Existem muitas maneiras de tratar a água. Muitas vezes, a melhor solução é uma combinação de métodos. Antes do tratamento, deixe as partículas em suspensão assentarem no fundo ou coe-as através de filtros de café ou camadas de pano limpo.

Ebulição

A ebulição é o método mais seguro de tratar a água. Em uma panela grande ou chaleira, leve a água para ferver por um minuto inteiro, tendo em mente que um pouco de água irá evaporar. Deixe a água esfriar antes de beber.

A água fervida terá um sabor melhor se você colocar oxigênio de volta, derramando a água para frente e para trás entre dois recipientes limpos. Isso também irá melhorar o sabor da água armazenada.


Cloração

Você pode usar alvejante líquido doméstico para matar microorganismos. Use apenas alvejante líquido doméstico que contenha 5,25 a 6,0% de hipoclorito de sódio. Não use alvejantes perfumados, alvejantes com cores seguras ou alvejantes com produtos de limpeza adicionados.

Adicione 16 gotas (1/8 colher de chá) de alvejante por galão de água, mexa e deixe descansar por 30 minutos. A água deve ter um leve odor de alvejante. Caso contrário, repita a dose e deixe repousar mais 15 minutos. Se ainda não cheirar a cloro, descarte-o e encontre outra fonte de água.

Outros produtos químicos, como iodo ou produtos de tratamento de água vendidos em lojas de camping ou excedentes que não contêm hipoclorito de sódio a 5,25% ou 6,0% como o único ingrediente ativo, não são recomendados e não devem ser usados.



Destilação

Enquanto a fervura e a cloração matam a maioria dos micróbios na água, a destilação remove micróbios (germes) que resistem a esses métodos, além de metais pesados, sais e a maioria dos outros produtos químicos. A destilação envolve água fervente e, em seguida, coleta apenas do vapor que condensa. O vapor condensado não inclui sal ou a maioria das outras impurezas.

Para destilar, encha uma panela até a metade com água. Amarre um copo na alça da tampa da panela, para que fique pendurado com o lado direito para cima quando a tampa estiver de cabeça para baixo (verifique se o copo não está pendurado na água) e ferva a água por 20 minutos. A água que escorre da tampa para o copo é destilada.


Outra forma de purificar a agua

Clorin partilhas


Clorin 1mg

Sua água potável de bolso, de qualquer fonte, em qualquer lugar.

Pastilhas de ação germicida, indicadas para tornar a água segura e potável para consumo humano em ocasiões onde haja indisponibilidade de água tratada ou falta de confiança na qualidade da água.

Formulada a partir de um derivado clorado orgânico, cada pastilha torna potável de 500ml a 1 litro de água proveniente de qualquer fonte, como poços, riachos e mananciais, sendo ideal para o uso em camping, ecoturismo, caminhadas e atividades náuticas, militares e esportivas ao ar livre. Não altera o sabor, odor ou cor da água a ser consumida.

O uso doméstico regular garante a saúde da família, eliminando o risco de se contrair as doenças transmitidas pelas bactérias testadas.

Modo de Usar:

- Coloque 1 pastilha em recipiente contendo de 500ml a 1 litro de água;

- Aguarde 15 minutos;

- Está pronta para beber!